ALPE – AGÊNCIA LOCAL EM PROL DE EMREGO
One –stop-shop. Mentoria para entrada e (re)entrada no mercado de trabalho, na criação próprio negócio e na inovação social.
Está desempregado/a ?
O Programa de empregabilidade acelera pessoas para a sua integração profissional através do aconselhamento e orientação nas áreas do emprego, da educação – formação e dos estágios. Disponibiliza apoio na elaboração de documentos (CV’s, cartas de candidatura), organiza Clubes de Emprego, procede ao encaminhamento para agências de recursos humanos e para centros de formação. Organiza percursos formativos e sessões temáticas em domínios relevantes. Colabora com empresas em processos de recrutamento e seleção referenciando candidatos/as para ofertas de emprego e disponibiliza apoio na elaboração de candidaturas a medidas de apoio ao emprego.
Está a pensar criar o próprio negócio?
O Programa de Empreendedorismo disponibiliza aconselhamento e orientação, individual e personalizado, conduzido por técnicos/as qualificados/as, nas áreas do Empreendedorismo. Disponibiliza apoio técnico à criação do próprio negócio (planos de negócios, planos de comunicação / marketing) e dinamiza encontros de networking entre promotores/as de negócios.
Tem uma ideia para resolver um problema social?
O Programa Inovação Social + disponibiliza formação especializada e mentoria a organizações sem fins lucrativos para análise e implementação de soluções para problemas sociais.
Destinatários/as: Pessoas em situação de desemprego, jovens à procura do primeiro emprego, empreendedores/as, Empresas e organizações sociais
PONTOS ALPE MAIS PERTO DE SI
1-ARGONCILHE
Local: Junta de Freguesia de Argoncilhe
Horário funcionamento: Terça – feira; 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
2-CANEDO
Local: Junta de Freguesia de Canedo,
Horário funcionamento: Terça – feira; 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
3-FIÃES
Local: Junta de Freguesia de Fiães
Horário funcionamento: Segunda- feira; 10h00 – 12h00 e 14h00 – 17h00
4-S. JOÃO DE VER
Local: Casa da Juventude Manuel Oliveira
Horário funcionamento: Quarta – feira; 09h30 – 12h00 e 13h30 – 17h00
5-SOUTO
Local: Polo da Biblioteca de S. Miguel de Souto
Horário funcionamento: Quarta – feira; 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
ESPAÇO TREVO
Onde posso encontrar apoio nas situações de violência doméstica?
O Espaço Trevo disponibiliza apoio informacional, psicossocial, psicológico, aconselhamento jurídico e encaminhamento social a vítimas de violência doméstica. Organiza campanhas de sensibilização e de prevenção para a comunidade em geral e públicos – alvo estratégicos. Em parceria com o DIAP de Aveiro – Secções de Santa Maria da Feira, dinamiza o GAIV – Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (assessoria técnica).
Destinatários/as: Vítimas de violência doméstica (crianças, adultos/as, idosos/as)
ESPAÇO FAMÍLIAS
Onde posso refletir sobre os problemas da minha família?
O Centro de Recursos Especializados disponibiliza consultas de Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Terapia Familiar, Mediação familiar, com vista a apoiar de forma ágil, famílias em situação de crise. O encaminhamento é realizado através de referenciação das entidades sociais (preenchimento de instrumento de referenciação) ou por iniciativa própria (marcação de consulta de diagnóstico).
O Clube de Pais promove e reforça competências ao nível da educação parental através de um espaço de diálogo e partilha de experiências entre pais, mães e encarregados/as de educação. A Oficina de Dança Inclusiva promove estilos saudáveis e de interação social numa lógica de envolvimento comunitário e inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. A Oficina Jogar & Aprender promove a aquisição de competências de programação informática para ensino da linguagem de futuro – o código a crianças do 1º ciclo.
Destinatários/as: Famílias, Crianças e Jovens
CEGONHA & COMPANHIA
Onde posso encontrar apoio especializado para grávidas em risco social?
O Cegonha & Companhia, em parceria com o ACES Feira Arouca I, promove cursos de preparação para a parentalidade, cursos pós-parto, prestação de cuidados de saúde primários materno-infantis ao domicilio e apoio psicossocial. O encaminhamento pode ser efetuado através de referenciação através das entidades sociais ou da área da saúde através do preenchimento de instrumento de referenciação.
Destinatários/as: grávidas em risco social